Curadoria de Informação é o monitoramento constante de determinados conteúdos identificando a importância, indicando o que vale a pena ser lido e absorvido. É de grande utilidade para quem precisa se manter atualizado. Sua principal função é captar, compilar e distribuir os mais relevantes e importantes conteúdos fazendo uma seleção criteriosa de fontes confiáveis, selecionando notícias, artigos e tudo o mais que puder ajudar na compreensão de um assunto específico.
Na sociedade da informação e com a democratização e massificação de informações disponíveis na internet, a dificuldade não é encontrar, e sim separar a informação relevante relacionada com o assunto que nos interessa.
Procurar informações relevantes e úteis pela internet para um trabalho é um processo exaustivo e que demanda tempo. É preciso economizar tempo e ter uma ferramenta para filtrar e organizar as informações relevantes faz toda a diferença.
O processo de Curadoria de Informação envolve selecionar o que é de qualidade e relevância. É preciso ter foco, saber exatamente quais são as áreas de interesse e quais são as fontes mais confiáveis de acesso. É preciso ter acesso a diferentes fontes, e muitas pagas, e ter a capacidade de identificar as que atendem às necessidades.
Por vezes, este processo envolve a mineração, lapidação e estruturação dessas informações para facilitar o aprendizado e/ou contextualizar e correlacionar os dados.
Contar com profissionais com conhecimento profundo sobre o mercado, faz a diferença.